domingo, 26 de abril de 2009

Descobertas!




Há mais de 500 anos o Brasil foi "descoberto". Dia desses estive no Museu Nautico da Bahia, aqui em Salvador prestigiando um pouco dessa, no mínimo instigante, História.

Local de chegada dos primeiros portugueses ao Brasil no ano de 1500, a região que viria a ser o estado da Bahia começou a ser povoada na primeira metade do século XVI.
Várias explorações ocorreram, a partir daí, chegando lentamente portugueses com interesses nas novas terras.



No século XVII, o porto de Salvador era um dos mais movimentados e importantes do continente. No fim desse século, ocorreu o trágico naufrágio do Galeão Santíssimo Sacramento,
num banco de areia frente à foz do rio Vermelho. La no Museu pode-se ver diversos fragmentos encontrados nesse naufrágio, réplica de um astrolábio, uma maquete, dedais, um pedaço de garfo, algumas botijas, crucifixos, sondas e selos de chumbo,
pedaços soltos do madeirame do barco...



Ainda é possível estudar a própria história dessa fortaleza e suas transformações.

Tem informações também sobre a escravidão, inicialmente dos índios e sobre o tráfico negreiro, e as questões de miscigenação. Há recortes de jornal da época que ralatam relações como aluguéis de escravo, compra... venda! E daí se deu minha grande descoberta do dia, considerando que "tia Teteca" muito repetiu essa história na escola.



Não sei se conseguirão ler o tal recorte, mas diz assim: "Dá-se comida e paga-se mensalmente 10$rs. à um escravo para cuidado da casa; quem quiser alugar entenda-se com o sr.Gaudêncio no Corpo Santo, que dirá o pretendente."

Que coisa hein, um tatatatatata(...)ravô meu negociando aluguéis de escravos! Triste descoberta!

Mas o passeio continuou e a chegada no terraço faz qualquer tristeza ser abafada. A paisagem é linda, de onde se vê um pôr-do-sol exuberante, chega-se pertinho do famoso Farol e ainda se observa um canhão original do Galeão Sacramento.



Mesmo quem nunca veio à Bahia, conhece esse que é um dos maiores ícones de Salvador, fonte de inspiração para muitos artistas e poetas. E chegando perto entende-se porque tanta inspiração. Acho que visitar lugares bonitos assim, seja quantas vezes for, é descobrir o Brasil mais um pouquinho.



Sem dúvida um passeio de muitas descobertas quer merece ser registrado!

Um comentário:

  1. me lembrei agora que da última vez que fui lá a coisa mais bonita que eu vi foi... o guia!

    Ai,que chico hermoso!

    hehehehe

    ResponderExcluir

Diga aí!

Agora!